sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Investimentos - A prioridade à Portugalidade

Trazer um chorrilho de investimentos/projectos mais do que discutidos, como o Aeroporto de Lisboa, a terceira ponte sobre o Tejo, a terceira autoestrada Porto - Lisboa, o TGV e por aí em diante, pouco interessa para discutir o que realmente é importante: o futuro e concretamente Portugal.
Não posso dizer que o vejo o futuro negro, ou que simplesmente não o vejo. Quero ser um pouco mais optimista e sentir que posso, que podemos, marcar a diferença, pelo pensamento e pelo trabalho. Apesar de me sentir como um "louco" com a camisa de forças vestida...
Tanto se discute o défice, a balança comercial desequilibrada, a falta de exportações, a necessidade de criar valor, etc, etc... E a pergunta que faço é: E trabalhar, não?
Sinceramente acho que trabalhamos tempo a mais, mas com pouco "sumo". Pouca rentabilidade! Também precisamos, de uma vez por todas, apostar em áreas específicas. Em especializarmo-nos e tornarmo-nos excelentes e não ir a todas numa busca desenfreada normalmente sem resultados...
Dizemos que proporcionamos modelos de sustentabilidade económica e social, mas à primeira oportunidade compramos fora a uma qualquer empresa estrangeira.
Tento comprar o que é nosso, até ao limite das minhas possibilidades: sejam elas financeiras, funcionais ou estéticas. Mas não basta comprar, a meu ver, é preciso pensar e trabalhar todas as particularidades deste país, que é meu e nosso.
A isto sim chamaria eu investir em Portugal.

Sem comentários: