quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Twitter e Facebook - Pequena Reflexão

Não faço a mínima ideia qual dos dois tem mais utilizadores... ambos têm muitos!
Sei que uma forma de evoluir estas ferramentas designadas de "Social Web" seria juntar o melhor dos dois mundos. O Facebook tentou com a versão lite, mas não é a mesma coisa que o twitter. Também sei que há umas aplicações extras que permitem actualizar os dois ou mais sites da "web social" ao mesmo tempo. Não fiquei cliente de nenhuma...
Na minha perspectiva o Twitter permite traduzir sentimentos, opiniões e notícias de forma rápida, mas curta, quase instintiva e com um maior número de seguidores. Seguidores esses que são na maioria das vezes desconhecidos, mas com quem partilhamos opiniões e pontos de vista ou de outra forma queremos saber o que pensam, publicam ou divulgam. Isto é feito no momento, no imediato, ao minuto e quase ao segundo, diria eu. É que no dia seguinte, toda a informação publicada, está na maioria das vezes ultrapassada e obsoleta. É por isso uma ferramenta do momento, do instante.
Já o Facebook, leva-me a criar uma relação mais intemporal e mais personalizada, com aqueles que nos são ou foram próximos. Graças a isso, encontrei uma série de amigos quer da escola primária, quer do ciclo preparatório, quer do liceu, etc, ...
Em ambos partilho um pouco do que é meu e do que sou.
www.twitter.com/rsoliveira
http://www.facebook.com/profile.php?ref=name&id=1595573266
Sou cliente de ambos, mas confesso que uma integração dos dois facilitava os updates e os posts.
Quem sabe se um compra o outro ou alguém compra ambos... Veremos!
Uma coisa que não muda é o que eu sou, só por usar estas ferramentas.
Pelo menos é o que penso. Será?

Sem comentários: