sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Partidocracia...

Faz-me uma enorme confusão a ditadura do voto partidário. É claro que gostam mais de lhe chamar disciplina partidária. Que seja!
Ainda assim, porque razão serão então necessários tantos deputados? Não é suposto, que cada um tenha a sua voz e mais do que isso capacidade própria para pensar, reflectir e decidir?
Estas votações do "todos em manada" fazem-me tanta confusão... amanhã teremos um exemplo disso, depois será o orçamento e por aí em diante.
Para quando assembleias de pessoas que façam a diferença, pela forma discutida, clara, decisiva e mais do que tudo, assente no serviço ao cidadão que representam?
Fartam-se de nos pedir "confiança", "mais um esforço", "que apertemos o cinto", "é só mais um imposto", mas na bandeja servem-nos, a confusão, a desordem, a corrupção e um futuro incerto.
Gostava de deixar para a geração dos meus filhos, pelo menos, um estilo de vida e um planeta semelhante aos que tenho hoje. E não um punhado de indecisões, de hipotecas e uma sociedade que não dignifica nem a pessoa nem a família.
Continuaremos agarrados a este sistema "partidocráctico"? A este sistema que em vez de trazer mais pessoas para pensar no desígnio de Portugal, e para trabalhar nele, só as afastam?
Não quero isto.
Quero um país que pensa, decide e trabalha por si e para os seus. Para todos sem excepção.

Sem comentários: